
A Grafologia é uma ciência em movimento que estuda e analisa a caligrafia tendo como objetivo principal estados, físicos, mentais e emocionais, tornando – se possível o conhecimento das suas características de personalidade e do caráter do indivíduo.
Etimologicamente a palavra é formada pelos vocábulos gregos graphein (escrever) ou grafos (escrita) e logos (tratado).
Como instrumento de analise a Grafologia fornece informações preciosas sobre componentes do comportamento do indivíduo, o potencial, as emoções, os sentimentos, as aptidões e a energia vital. É através do gesto gráfico que expressamos vivamente nosso psiquismo. Uma prova que o ato de escrever é resultado de um comando cerebral.
O ato de escrever carrega inúmeras habilidades de coordenação motora e isso torna complexo demais para a nossa psique a execução paralela de outras tarefas como dialogar, desenvolver atividades em um computador. Por isso toda energia Consciente e Inconsciente é canalizada nesse ato.
Toda Avaliação tanto de assinaturas ou grafológica, devem ser exercidas de forma prudente e imparcial, assim, não colocando sentimentos, opiniões e conteúdo na sua elaboração, afinal, esse material é baseado em metodologias que permite ao estudioso realizar uma análise correta da personalidade do indivíduo, através do texto e da sua assinatura.